Pesquisar neste blog

Comunicado

Comunico a todos que tiverem interesse de compartilhar meus artigos, textos, ensaios, monografias, etc., por favor, coloquem as devidas referências e a fonte de origem do material usado. Caso contrário, você estará cometendo plágio ou uso não autorizado de produção científica, o que consiste em crime de acordo com a Lei 9.610/98.

Desde já deixo esse alerta, pois embora o meu blog seja de acesso livre e gratuito, o material aqui postado pode ser compartilhado, copiado, impresso, etc., mas desde que seja devidamente dentro da lei.

Atenciosamente
Leandro Vilar

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Encontrado os restos mortais do rei Ricardo III da Inglaterra


Cientistas confirmam ter achado esqueleto do rei Ricardo 3º na Inglaterra

Cientistas britânicos confirmaram nesta segunda-feira que um esqueleto encontrado em um estacionamento na cidade inglesa de Leicester é do rei Ricardo 3º, que governou o reino da Inglaterra no século 15. Retratado por Shakespeare como um tirano corcunda, Ricardo foi morto na Batalha de Bosworth, em 1485, mas seus restos mortais haviam se perdido com o tempo. O esqueleto – que apresentava a coluna curvada – foi encontrado em setembro. Desde então, arqueólogos vinham realizando inúmeros testes para comprovar sua identidade. Agora, cientistas da Universidade de Leicester disseram que o DNA encontrado nos ossos corresponde ao dos descendentes do monarca. Os restos do rei serão agora enterrados na Catedral de Leicester.

Escoliose

O arqueólogo que liderou a pesquisa, Richard Buckley, disse que os ossos foram submetidos a "estudos acadêmicos rigorosos". Foi concluído que os ossos pertenciam a um homem que em torno de 30 anos. Ricardo 3º tinha 32 quando foi morto.

Seu esqueleto mostrou sinais de dez ferimentos, incluindo oito no crânio – dois deles potencialmente fatais. Ricardo 3º costumava ser retratado por alguns historiadores como uma pessoa "deformada" – e realmente, pelo esqueleto, pode-se observar que sua coluna era bastante curvada por causa de uma escoliose. No entanto, não foram encontradas indícios de outros problemas descritos pelos estudiosos em caracterizações exageradas do rei.

Esquecimento

Em 1483, logo após a morte de seu irmão, Ricardo foi nomeado como tutor de seu sobrinho, Eduardo 5º. Mas, em vez disso, Ricardo assumiu o poder. Após apenas dois anos, ele foi morto na batalha de Bosworth, após ser desafiado pelo futuro rei Henrique 7º. Segundo os especialistas, o rei Ricardo 3º foi enterrado às pressas em uma igreja no centro de Leicester, sem sinal de que um caixão foi usado.

A igreja foi demolida no século 16, e a localização da cova acabou sendo esquecida nos séculos seguintes. No entanto, um grupo de entusiastas e historiadores conseguiu rastrear a área provável da sepultura. Eles também conseguiram, após uma análise genealógica minuciosa, encontrar um descendente do rei para comparar o DNA.

Cientistas fazem reconstituição do rosto de Ricardo 3º


Após fazer uma série de testes de DNA, cientistas britânicos confirmaram na segunda-feira que um esqueleto encontrado em um estacionamento na cidade de Leicester é de Ricardo 3º. O rei inglês foi morto na Batalha de Bosworth, em 1485, mas seus restos mortais haviam se perdido.

Com a ossada recuperada, cientistas puderam reconstruir seu rosto em um processo que incluiu, primeiro, a criação de um modelo virtual do crânio de Ricardo 3º. Em seguida, foram adicionadas camadas de músculos e pele ao crânio virtual. Por fim, o modelo computadorizado foi usado para se fazer um modelo de plástico do rosto do monarca.

Reconstituição

"O busto digital foi recriado em plástico usando um sistema de prototipagem rápida", explicou Caroline Wilkinson, professora de identificação craniofacial da Universidade de Dundee.
Reconstituição da aparência de Ricardo III com base nas imagens da época e na forma de seu crânio.
Segundo Wilkinson, a artista plástica Janice Aitken, da equipe da Universidade de Dundee, usou os retratos de Richard 3º como referência para recriar o cabelo, olhos e roupas do monarca. A figura resultante, com um nariz ligeiramente arqueado e um queixo proeminente, é semelhante aos retratos de Richard 3º pintados após sua morte.

"(Ver a projeção do rosto de Ricardo 3º) é quase como estar cara a cara com o rei", disse o historiador John Ashdown-Hill.

"As características mais marcantes dos retratos são a forma do nariz e do queixo, e ambos podem ser percebidos na reconstituição facial."

Segundo historiadores, a reconstituição é particularmente importante porque nunca foi encontrado nenhum retrato de Ricardo 3º pintado enquanto o rei ainda estava vivo.

Ela foi divulgada por uma associação voltada para a preservação da memória de Ricardo 3º na Sociedade de Antiquários de Londres, mas espera-se que seja exposta publicamente no futuro.

NOTA: William Shakespeare escreveu entre 1592 e 1593 a peça Ricardo III (Richard III) tendo como plano de fundo a vida do monarca. A peça compõe o grupo de dramas históricos que Shakespeare escreveu sobre a vida de alguns monarcas ingleses. 

Fontes:



Nenhum comentário: