Pesquisar neste blog

Comunicado

Comunico a todos que tiverem interesse de compartilhar meus artigos, textos, ensaios, monografias, etc., por favor, coloquem as devidas referências e a fonte de origem do material usado. Caso contrário, você estará cometendo plágio ou uso não autorizado de produção científica, o que consiste em crime de acordo com a Lei 9.610/98.

Desde já deixo esse alerta, pois embora o meu blog seja de acesso livre e gratuito, o material aqui postado pode ser compartilhado, copiado, impresso, etc., mas desde que seja devidamente dentro da lei.

Atenciosamente
Leandro Vilar

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Eppur si muove

De acordo com algumas versões históricas essa frase "Eppur si muove" (No entanto, se move), teria sido dita por Galileu Galilei após sair do Tribunal do Santo Ofício, assim como era chamado o tribunal da Inquisição  Romana. Sendo assim, nas linhas a seguir irei contar um pouco da vida deste gênio da física, da matemática e da astronomia. Considerado por alguns como o "Pai da Astronomia Moderna".

Galileu Galilei nasceu em Pisa, em 1564 e faleceu em Arcetri em 1642. Foi um astrônomo, físico, matemático, escritor e filósofo italiano, o qual teve grande papel no desenvolvimento científico moderno. A história de Galileu é marcada por grandes descobertas, decepções, descrenças e inimizades. Era filho do compositor florentino Vincenzo Galilei, e logo cedo mostrou gosto pela música, não pela arte de tocar, mas de escrever sobre esta. Seu pai demonstrava muito interesse pelas artes, especialmente pela música. Tal fato, levou o irmão mais velho de Galileu, Michelangelo Galilei a se tornar músico profissional. No entanto, Galileu não seguiu o mesmo caminho do pai e do irmão, embora gostasse e preferisse escrever sobre música, também escreveu sobre literatura, e a respeito disso, teve como dois grandes autores preferidos, Dante e Tasso. Ainda na sua infância, sua família a qual era de origem burguesa e conhecida na medicina e nos negócios públicos, se mudou para Florença. Galileu foi enviado para realizar seus estudos na escola do mosteiro jesuítico de Vallambrosa, nas proximidades de Florença. 

Quando completou 14 anos seu pai o retirou da escola, e este voltou para casa. Três anos depois, seu pai decidiu que Galileu deveria se tornar médico e o matriculou na Universidade de Pisa. Galileu, filho de um músico, neto de um médico, sobrinho de mercadores, nada indicava que tomaria um rumo diferente de sua família. Galileu mostrou não possuir nenhuma vocação para a medicina, e num certo dia enquanto se encontrava assistindo uma missa na Catedral de Pisa, ele ficou fascinado com os movimentos pendulares de um candelabro da catedral. Ele mediu o tempo do pêndulo a partir da sua pulsação, algo que aprendeu a calcular nas aulas de medicina. 

O candelabro da Catedral de Pisa. O movimento pendular do candelabro inspirou Galileu  se tornar matemático e físico.
A partir do simples ato de observar o movimento pendular, Galileu decidiu abandonar o Curso de Medicina e se tornar matemático. Ele se formou em matemática na Universidade de Pisa, e dez anos depois, em 1588, ele apresentou uma conferência acerca da visão geográfica de Dante Alighieri acerca do mundo. Tal conferência lhe rendeu grandes elogios na época, ao passo que Guidobaldo del Monte, o qual se tornou posteriormente um grande amigo, o indicou a cátedra de matemática da Universidade de Pisa. Galileu tinha na época 35 anos. Assim ele passou a ser professor de matemática da universidade. 

Durante os anos que ensinou em Pisa, ele desenvolveu vários estudos tanto na matemática quanto na física. Um dos trabalhos que publicou na época fora batizado de Movimento, no qual ele criticava e contradizia várias das teorias de Aristóteles acerca do movimento. Entre uma das teorias contestadas, estava a trajetória dos projéteis. Aristóteles dizia que a trajetória de um projétil era retilínea, Galileu comprovou que isso não era verdade, que na realidade a trajetória era curvilínea, em forma de arco; assim desenvolveu cálculos e fórmulas para sustentar e confirmar sua descoberta. 

Galileu também se dedicou a estudar o movimento dos corpos, a queda livre, o movimento dos fluídos, a influência da Lua sobre as marés, além de vários outros assuntos, que contribuíram para o desenvolvimento da cinemática (estudo dos movimentos).

"Essas descobertas eram todas notáveis por si mesmas, mas tinham um significado especial porque, para chegar a elas, Galileu usou técnicas matemáticas ao analisar os resultados. De nenhum outro modo poderia ter chegado a essas conclusões. Sua poderosa abordagem matemática, foi de fato, tão eficaz que se tornaria a marca registrada da nova física que se desenvolveria nos séculos XVII e XVIII; essa é a razão por que o chamam o "pai da física matemática". (RONAN, 2001, p. 79).

Entretanto, a Universidade de Pisa pagava mau aos seus funcionários, e para piorar, em 1591 seu pai morreu, e Galileu passou a ser o responsável por sustentar a família. Assim, com a ajuda de Guidobaldo ele conseguiu emprego na Universidade de Pádua, onde passou a lecionar matemática, a receber melhor e a ter mais liberdade de pesquisa, algo que em Pisa o sistema o restringia. Foi em Pádua que ele construiu uma oficina e passou a ter ajudantes que os auxiliavam em seus experimentos e pesquisas. Em ambos os lugares ensinou para os seus alunos suas recém descobertas. No entanto, suas descobertas e pesquisas não parariam por ali. Passaria os anos seguintes estudando matemática e física, até que acabou conhecendo a astronomia. 

Por volta de 1609, ele construiu seu próprio telescópio, e começou a explorar o universo. Seus estudos em óptica contribuíram para o aperfeiçoamento do aparelho. O seu telescópio inicial era duas vezes mais potente dos que existia. No final da vida, ele confeccionou um telescópio, trinta vezes mais potente do que o feito em 1609. 

Réplica de um dos telescópios de Galileu.
Suas observações sobre o universo contribuíram muito para o avanço da astronomia moderna. Agora o homem teve a oportunidade de enxergar mais de perto as estrelas e os astros que compunham este espaço sideral. Galileu, estudou as fases da Lua, esboçando em seus cadernos cada forma que esta apresentava; descobriu alguns satélites de Júpiter, sendo estes: EuropaIoCalisto e Ganimedes, chamados as vezes de Luas de Galileu. Observou também o relevo lunar, fazendo descrições a respeito deste; observou as fases de Vênus, Marte e Saturno, descobrindo os seus "braços" (ele não chegou a distinguir os anéis inicialmente, mas posteriormente em outra observação os notou, pois dependendo da posição da Terra em relação a Saturno, não se dava para ver os anéis). 

Desenhos acerca das fases da Lua
Estudou o Sol e descobriu as manchas solares. E a medida que fazia novas descobertas, uma questão intrigante aparecia. Ele começou a contestar se realmente a Terra estava imóvel no universo, e era o Sol e os demais planetas que giravam em torno desta. Galileu também estudou o fenômeno da aurora boreal, e de fato foi ele que sugeriu o nome para tal fenômeno, baseado no nome da deusa romana do amanhecer, Aurora (Éos para os gregos). 

Capa de História e demonstração sobre as manchas solares e seus acidentes, publicado em  1613.

A partir da dúvidas que lhe surgiram, ele começou a fazer experimentos simples, a respeito da mecânica do movimento, a fim de se provar que a Terra se movia. Em 1610, ele publicou suas descobertas astronômicas, em seu livro, intitulado O Mensageiro das Estrelas (Sidereus Nuncius). Basicamente nesse livro, além de expor suas anotações, teorias, descobertas, ele propunha que a Teoria Heliocêntrica de Nicolau Copérnico (1473-1543), estaria certa. Vários anos antes de Galileu descrer das palavras da Igreja, em se dizer que a Terra era o centro do "universo", Copérnico já havia sugerido o mesmo. E em sua teoria heliocêntrica, ele dizia que era o Sol que estava ao centro do "universo" e os de mais planetas giravam em torno deste e não o contrário, como defendia a Igreja Católica até então. A teoria de Copérnico foi acusada de heresia, e proibida de ser lida. Embora Copérnico não tenha sido o primeiro a propor tal teoria, já que desde a Antiguidade houve outros que propuseram ideias similares, mas a teoria de Copérnico foi a mais aceita e completa até então. Mesmo que fosse a mais completa até o começo do século XVII, a Igreja ainda recusava reconhecer sua veracidade, mas isso não impediu que Galileu e outros estudiosos concordassem com ela, mas isso acabou gerando problemas para Galileu. Em 1611, o Papa Paulo V (1552-1621), o qual era conhecido por ser um homem complacente e diplomata, o convocou a ir a Roma, sob a acusação de heresia.

Em Roma, acabou apresentando seus trabalhos ao Colégio Romano dos Jesuítas, e acabou se tornando amigo de Maffeo Barberini (futuro papa Urbano VIII), e conheceu também Roberto Bellarmino, um dos importantes doutores da Igreja, o qual reconheceu seus trabalhos, e ajudou até a publicar alguns destes. Galileu tivera sorte naquele momento, pois tanto o papa como Bellarmino gostaram do seu trabalho, embora que Galileu na ocasião tenha evitado em tocar no assunto do modelo heliocêntrico. 

Dispensado do Tribunal do Santo Ofício, sob a concordância de não voltar mais a falar e defender o modelo copernicano, Galileu retornou para sua casa em Florença e passou os anos seguintes publicando suas descobertas em seus Discursos e escreveu suas famosas Cartas Copérnicas, nas quais em sigilo defendia suas ideias a respeito do sistema heliocêntrico. As cartas nunca chegaram a serem publicadas, mas o seu conteúdo começou de alguma forma a se espalhar em forma de boatos, e em 1616, o Tribunal do Santo Ofício, novamente convocou Galileu.

Dessa vez o papa, propôs para ele uma saída, para não ser condenado. O papa disse que se ele concordasse em dizer que o sistema heliocêntrico era meramente uma hipótese, não seria condenado. Galileu acabou aceitando a proposta do papa, e assinou tal decreto da Inquisição Romana. No entanto ele ainda não estaria totalmente livre da ameaça da Inquisição. Mesmo assim, nos anos seguintes continuou com seus estudos. Porém não podia ensinar para o seus alunos o sistema heliocêntrico ou fazer qualquer menção de que aquele sistema era o correto, e não como era apresentado pela Igreja.

Em 1623 ele publicou seu novo trabalho O ensaiador (Saggiatore), no qual voltava a criticar a física de Aristóteles, argumentando que a matemática era o fundamento das ciências exatas. Uma das questões que Galileu combatia a respeito de Aristóteles, era que esse dizia que um objeto mais pesado, caía mais rápido que um objeto leve. Galileu fez suas próprias experiências e constatou que ambos os objetos caíam ao mesmo tempo, independente de suas massas. Contudo, Galileu na época não conseguiu explicar fisicamente o por que daquilo. A lei da gravidade só viria a ser explicada mais de um século depois por Isaac Newton

"O ensaiador, não era polêmico em absoluto. Nele Galileu expôs seus pontos de vista sobre a realidade científica e sobre o novo método científico; explicou sua doutrina das qualidades primárias (as que podiam ser medidas) e secundárias (não mensuráveis, isto é, qualidades como odor e o sabor). Explicou também como definir um problema com o auxílio de experiências preliminares e, a partir dos resultados, formar uma teoria, a qual podeira, então, ser usada para "predizer" consequências capazes de ser testadas pela observação". (RONAN, 2001, p. 82).

Galileu dedicou O ensaiador ao seu amigo o papa Urbano VIII, o qual acolheu o livro de bom grado. No entanto, nos dez anos seguintes, Galileu se manteve afastado do papa e isso contribuiu para a fragilidade de sua amizade com o mesmo. 

Anos depois em 1632, quando publicou seu Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo (Dialogo sopra i due massimi sistemi del mondo) ele novamente voltou a defender o sistema heliocêntrico. Basicamente nessa sua nova obra, Galileu expôs suas ideias através de um diálogo fictício, no qual três personagens dialogavam entre si; um defendia o heliocentrismo, o outro o geocentrismo e por fim o outro personagem que era neutro na história, acabava concordando com a primeiro. 

Capa de Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo, 1632.
Alguns consideraram que Galileu quis fazer uma crítica a Igreja, escrevendo uma obra satírica, a onde expôs subjetivamente sua opinião. Seu trabalho acabou chegando aos ouvidos da Igreja, e novamente o Santo Ofício o acusou de heresia. Ele foi convocado para Roma, para novamente depor a respeito de seu crime. Durante o julgamento tudo apontava para a acusação de Galileu como culpado, ele muito bem poderia ir parar na forca ou até mesmo ser queimado. No entanto, O juiz da sentença abriu uma chance de rendição. Ele disse que se Galileu se ajoelha-se perante aos membros do tribunal, alegando total culpa, e se considerando errado daquilo que havia falado, e implorando por misericórdia a Deus, seria absolvido da sentença.

Pintura retratando o interrogatório de Galileu diante dos inquisidores.
Galileu nunca foi um homem um modesto, mas acabou tendo que mentir para não morrer. Sendo assim, ele se ajoelhou perante ao júri, e disse que havia errado em tudo que dizia a respeito do sistema heliocêntrico, que ele havia ficado cego para a verdade posta pela Igreja, que havia estado alucinado todo esse tempo, e agora reconhecia seu erro, e implorava por clemência. Feito isso o juiz o sentenciou a uma prisão domiciliar, até que o veredito final fosse dado. Reza a lenda que quando este saía do tribunal, teria dito "eppur si muove", se referindo ao fato de que a Terra se movia, e não era estagnada como se pensava a crença na época.

Galileu passou o ano de 1633 em prisão domiciliar em Roma, e depois foi transferido para Florença. Proibido de publicar livros e de se comunicar com outras pessoas. Nesse caso ele mantinha uma correspondência com o seu médico, devido ao fato de está doente naquela época, e de estar ficando cego; e com a sua filha, Maria Celeste, a qual vivia em um convento de freiras nas redondezas de Florença. 

Retrato de Maria Celeste Galilei. A única filha de Galileu que mais lhe apoiou e amou.
Em 1634, ele publicou o seu último grande trabalho Teorias e provas matemáticas sobre duas novas ciências (Discorsi e dimostrazioni matematiche in torno a due nuove scienze). Além de ter passado esses últimos anos que antecedem a sua cegueira completa, escrevendo seu último trabalho, Galileu também aproveitou para rever todos os seus trabalhos, e corrigir erros que não foram notados, acrescentar anotações esquecidas, e concluir teorias e hipóteses que ainda estavam incompletos. Depois da publicação de seu trabalho, sua cegueira o acometera. Com isso ele já não podia escrever e estudar. Passou o restante da vida em reclusão domiciliar, convivendo com sua cegueira e problemas respiratórios. Depois de lançado seu último trabalho, o papa Urbano VIII, o qual já não tinha a mesma amizade de antes por Galileu, indicou todos os seus trabalhos para fazerem parte do Index (Lista de livros proibidos pela Igreja Católica).

Por fim posso dizer que Galileu viveu uma vida de grandes descobertas e de ensino. Porém foi atormentado por desavenças pessoais com supostos rivais; foi perseguido pela Igreja, o levando a descrença. Nunca chegou a se casar, mas dentre o seus filhos e filhas que teve, Maria Celeste era a sua filha mais amada e a qual ficou mais próximo dele, até morrer aos 36 anos de idade, vítima talvez de desinteira, algo comum na época. Quando esta morreu, sua morte abalara muito Galileu. Mesmo assim, este viveu até 1642, na companhia talvez de algum dos outros filhos, e de alguns discípulos. Quando morreu aos 78 anos, ainda mantinha com convicção que sua ideia de que a Terra se movia ao redor do Sol, era verdadeira, e a Igreja havia cometido um grande engano.

"A importância histórica de Galileu é muito grande. Além das suas descobertas em física e astronomia, abalou o prestígio do aristotelismo; estabeleceu o experimento e a formulação da matemática do resultado da experiência como fundamentos das ciências exatas". (Grande Enciclopédia Larousse Cultural, 1998, p. 2628).

Em 12 de Outubro de 1982, o papa João Paulo II, em visita a Universidade de Pádua, retirou as acusações feitas pela Inquisição a Galileu. Em 1992, ele foi inocentado de suas acusações, e reabilitado. O papa teria o chamado de "físico genial". Depois disso seus trabalhos foram oficialmente retirados do Index e reconhecidos pela Igreja, após 360 anos de descrença.

NOTA: A respeito da cidades de Florença, Pádua, Pisa, Roma e dentre outras, devo dizer que nessa época, não existia um país unificado Itália. A Itália era dividida e governada por príncipes, duques e conselhos. Recomendo quem tiver curiosidade a respeito, em se ler o Príncipe de Maquiavel.
NOTA 2: Além de ter inventado um telescópio próprio, Galileu também inventou um tipo de termômetro, a balança hidrostática, e outros objetos de pesquisa.
NOTA 3: Galileu nunca gostou de viver em Florença, ele só vivia lá por causa de sua filha Maria Celeste a qual vivia em um convento nas redondezas. Ele dizia que o meio acadêmico florentino era muito conservador e recluso a novas ideias. 
NOTA 4: A obra de Nicolau Copérnico na qual traz a teoria heliocêntrica se chamava Da revolução das esferas celestes (De revolutionibus orbium coelestium).
NOTA 5: Galileu ao longo de sua vida, manteve correspondência com outro importante astrônomo da época, Johannes Kepler (1571-1630), responsável por ter desenvolvido as três leis fundamentais da mecânica celeste.
NOTA 6: No mesmo ano que Galileu morreu, nasceu Isaac Newton, o qual daria continuidade em parte aos seus trabalhos.
NOTA 7: Galileu chegou também a se corresponder com Francis Bacon (1561-1626), polímata britânico, considerado o "Pai da Ciência Moderna". 
NOTA 8: Index Librorum Prohibitorum foi uma lista de publicações formulada pela Igreja Católica, a fim de se proibir sua leitura e a divulgação de seus conteúdos, tidos como um perjúrio a palavra da Igreja.
NOTA 9: Na década de 30 do século XVII, Galileu conheceu o filósofo inglês Thomas Hobbes, quando este visitava a Itália. A concepção matemática de Hobbes foi profundamente influenciada pelos trabalhos de Galileu.

Referências Bibliográficas:
RONAN, Colin A. História Ilustrada da Ciência da Universidade de Cambridge, volume 3: da Renascença à revolução científica. Tradução de Jorge Enéas Fortes, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001. 
Grande Enciclopédia Larousse Cultural. São Paulo, Nova Cultural, 1998.

Referência audiovisual:
Documentário: Galileu e sua Batalha pelo Céu (Galileo e the Sinful Spyglass). Duetto Editorial, 2002.

Links relacionados:
Dilema Astrônomico
Francis Bacon e o despertar da ciência

LINKS:
Discurso de João Paulo II sobre Galileu no centenário do nascimento de Albert Einstein
Curta biografia de Galileu.
Biografia de Galileu Galilei {{{3}}} (em espanhol)

Nenhum comentário: